quarta-feira, 21 de julho de 2010

VENCENDO TODAS IMPOSSIBILIDADES!

Nos 2 livros de Samuel encontramos a história de Davi (você certamente o conhece!), um dos personagens mais conhecidos da Bíblia. Nos chama a atenção a maneira única de sua eleição divina, retirando-o do anonimato (membro menor de uma família numerosa, em uma insignificante cidade do interior do país) e colocando-o no trono. Falando assim simplistamente, perdemos a espetacular jornada que ele traçou desde o curral de ovelhas até o palácio, repleta de altos e baixos. Inicialmente explosiva, com a ida diretamente a ele do profeta Samuel por ordem do Senhor Deus, para ungí-lo rei às escondidas, seguida por uma vitória impossível contra o gigante guerreiro filisteu Golias, que o conduziu à corte do desviado rei Saul,onde galgou uma carreira militar até o posto de comando de uma das legiões do exército israelita. Quando tudo parecia encaminhar-se para seu coroamento no lugar de Saul, eis que as coisas começam a desandar: o rei passou a temê-lo, e consequentemente, o clima ficou ruim entre os dois, culminando com a fuga de Davi para não morrer... e aí começa a odisséia davídica, escondendo-se pelos cantos da nação, e até fora dela, junto com os maiores inimigos de Israel! Foram dias difíceis, em que Davi perdeu todo o conforto e regalia de um alto oficial militar, para o desconforto de um perseguido político. Porém, é neste momento que sua fibra se revela com mais detalhes, que são preciosas lições para nós. Primeira: em todo este desagradável instante de vida, Davi não abandonou sua fé em Deus, mantendo sua fidelidade ao Senhor. Segunda: Davi sempre se portou com integridade moral, mesmo quando situações favoráveis se lhe apresentaram para que fizesse justiça com as próprias mãos. Terceira: Davi administrou a situação para tirar dela coisas boas, entre elas, transformando um grupo de desajustados sociais em um eficaz exército pessoal. Quarta: ele aguardou até que o Senhor mudasse aquele quadro, mantendo sua fé na fidelidade de Deus. E assim, temos a descrição de uma das maiores superações registrada na Palavra de Deus, pois Davi chegou ao trono de uma forma lícita, no tempo certo, tornando-se o maior de todos os governantes da história de Israel até nossos dias. Cabe a nós seguir seu exemplo de superação, aprendendo com estas preciosas lições!

sábado, 17 de julho de 2010

O DEUS DA CURA!

Jo 14.1; 21.2,3; Lc 24.13,14

Algumas lições que aprendemos nestes textos:

1. O Senhor Jesus nos avisa sobre os momentos difíceis que iremos passar.
2. Porém, nos deixamos surpreender quando estes momentos nos alcançam, e esquecemos que fomos avisados, e ficamos desanimados.
3. Em nossa frustração, deixamos de confiar nas promessas do Senhor, e pretendemos abandonar nosso chamado.
4. Entretanto, como o Senhor Jesus não depende de nós, mas de sua grande misericórdia, Ele vem ao nosso encontro, e no meio do nosso desânimo nos visita, renovando sua chamada. Para aqueles que apenas desanimara, Ele revela sua Palavra e manifesta Sua presença marcante. Para aqueles que falharam, e que precisam de um tratamento nos sentimentos, Ele utiliza sua terapia espiritual, para curar as feridas da alma e renovar o chamado.

Marque estas palavras no seu coração: 1. O Senhor Jesus não depende de você para operar em você. 2 O Senhor Jesus olha pra você com misericórdia, não lhe tratando segundo sua falta de fé, desânimo e infidelidade, mas lhe socorrendo em suas fraquezas. 3. O Senhor Jesus não abre mão de você, devido sua condição humana e fraca, mas Ele trata esta sua humanindade, curando suas feridas e renovando sua fé!

Para que você seja tratado pelo Senhor, tome estas atitudes:
1. Tenha sensibilidade à presença do Senhor: sinta-O, desarme-se e abra seu espírito e sua alma à sua ação, deseje-O intensamente . 2. Respeite a presença do Senhor, aja convenientemente à reverência que Lhe é devida, e então, nade ao encontro dEle!

E assim, seja tratado por Jeová-Rafá!