sábado, 21 de junho de 2014

COSTA RICA: ZEBRA OU POSICIONAMENTO?

       Ruiz da seleção da Costa Rica logo após fazer seu gol contra a seleção da Itália


Pois é, quem diria, dias atrás, que no chamado “Grupo da Morte”, com as seleções campeãs Itália, Inglaterra e Uruguai como sérias candidatas à classificação, brigando entre si, sendo que a “sem expressão” seleção costa-riquenha apenas cotada como “saco de pancadas”, como diria o repórter esportivo da Yahoo, Otávio Rodrigues, em 06/12/2013:

O Grupo D leva três campeões mundiais: Itália, Inglaterra e Uruguai. O nível de competitividade vai ser altíssimo. As três seleções tem história, camisa, tradição e bons times que se equivalem. Muito difícil cravar quem avança a segunda fase do Mundial. () A Costa Rica teve um azar danado. A nação do ex-atacante Wanchope chega com um time dedicado, mas com pouca experiência internacional e jogadores de qualidade para enfrentar três gigantes do futebol mundial. Apesar de correr muito por baixo, Los Ticos podem decidir quem se classifica para às oitavas. O saldo de gols contra a Costa Rica pode fazer a diferença ao fim dos jogos da Fase de Grupos.”

Ele acreditava, aliás, como todos nós, que a participação da Costa Rica seria apenas para decidir, em caso de empate dos outros três, quem se classificaria por fazer mais gols nela... quanto engano!
Ontem, 20/06/2014, a Costa Rica garantiu sua classificação vencendo a Azurra por 1 x 0, desclassificando os ingleses, após ter derrotado a seleção celeste por incríveis 3 x 1, de virada, na rodada anterior!!!
Alcançou estes resultados fantásticos por não se deixar influenciar pelos outros, que a desmereceram, mas acreditou que poderia entrar em campo de igual para igual, pois dentro das 4 linhas, não é nome ou favoritismo que decide, mas cabeça no lugar e competência!
Isto me faz recordar a história bíblica do capítulo 13 do Livro de Números, quando 12 espiões foram enviados por Moisés para observar os países que Deus havia prometido que entregaria para o povo israelita. Após percorrerem aquelas nações, 10 destes homens influenciaram negativamente o seu povo com um posicionamento de inferioridade e incapacidade, supervalorizando os inimigos, vendo-se a si mesmos como gafanhotos diante dos gigantes daquela terra, e dando a causa como totalmente perdida...
Este ponto de vista, carregado de sentimento de inferioridade e impotência, levou o povo ao esquecimento da história que viveram com Deus, presenciando grandes feitos e livramentos, como a fantástica libertação da escravidão egípcia, a abertura do Mar Vermelho, o maná, a nuvem diurna que os protegia do sol do deserto, a coluna de fogo noturna que os aquecia naquele frio intenso, e tantos outros milagres semelhantes, para um sentimento de desanimo profundo e a intenção de retornarem ao Egito e entregarem-se à escravidão...
Esta incredulidade e rebeldia, dos israelitas, provocou a ira divina, que condenou aos maiores de 20 anos à morte no deserto, em uma peregrinação, não prevista, de 40 anos de vagueações desnecessárias.
Mas, dentre os 12, Josué e Calebe foram os únicos que tinham a visão correta, não se deixando intimidar pelas aparências, mas crendo fielmente no Deus que lhes prometera, e que já havia provado o seu poder. Pela fidelidade e confiança demonstradas, alcançaram o reconhecimento divino, não morrendo no deserto, mas podendo participar da conquista da promessa!
E você, qual o seu posicionamento diante do que está vendo, e perante o que dizem de você? Vai entrar em campo acreditando que sua derrota é a única coisa a se esperar? Vai acreditar que você não é capaz? Vai entrar na batalha para morrer?
Ou vai crer na promessa de vitória de quem já provou que é maior que as circunstâncias e opiniões contrárias, e que está com você nesta peleja?

Paulo Grigório


Nenhum comentário:

Postar um comentário